Proposta

O evento que propomos tem como princípio dar a conhecer aos alunos do 1º e 2º ciclo (licenciatura e mestrado) as possibilidades das suas escolhas; e reformular ideias de passividade do estudante universitário perante a construção do seu futuro.

1. Como faria a natureza?
É este o centro das questões e das soluções da biotecnologia.

O que faz sentido para os sistemas biológicos, serve de matriz ao trabalho em genética, bioquímica ou engenharia química – algumas das áreas que hoje constituem as biociências e a bioengenharia.

2. Quimera, porquê?
Inspirados na criatura mitológica descrita por Homero, composta de três animais e capaz de lançar fogo das suas narinas; recordamos assim o carácter interdisciplinar da biotecnologia, fusão de inúmeros saberes.

O desafio é o de ser capaz de gerir o ritmo das áreas emergentes e o de continuar a agregar o potencial destas mesmas sinergias.

3. De estudantes, para estudantes.
E a melhor arma nesta contenda é o conhecimento «daquilo que somos». Por isso, estas Jornadas de Biotecnologia 2009 querem ajudar as futuras gerações (de cientistas e engenheiros) a elevarem-se aos ombros dos gigantes e daí contemplarem novos horizontes.